Quando consultar um veterinário

Você deve levar o seu cão ao médico veterinário quando ele apresentar os seguintes sintomas ou comportamentos.

Bulimia
Come sem parar, percorre a casa procurando o que comer. Exceto por alguns poucos distúrbios metabólicos, geralmente, as bulimias são manifestações de ansiedade.

Sede
Bebe grandes quantidades de água (vários litros) e urina em todos os lugares. Depois de ter certeza de que não se trata de distúrbios endócrinos ou renais, o médico veterinário vai procurar a origem da potomania, que pode ser uma manifestação de ansiedade ou um ritual.

Apatia
O cão não explora o ambiente, não faz nada errado e não procura entrar em contato com você.

Incontinência
O cão faz as necessidades sem sair do lugar, embaixo dele, à noite. Em geral trata-se de ansiedade, que pode estar relacionada a tratamento opressor ou adestramento desajeitado.

Depressão
Uma pessoa ou um animal com quem o seu cão mantinha bom relacionamento acabou de morrer. Isso pode causar depressão reacional com perda de apetite e indiferença pelas pessoas em volta. Se isso durar por mais de 8 dias, é preciso que ele seja tratado para evitar uma depressão mais séria.

Distúrbios alucinatórios
Quando está calmo, seu cão começa a acompanhar objetos imaginários com os olhos, ou esticar as orelhas e chorar. Pode ser que ele tenha distúrbios alucinatórios que devem ser tradados sem demora.

Ameaças
Se ameaçar um membro da família ou uma pessoa com quem ele está acostumado a conviver, não espere para saber se essas ameaças serão transformadas em mordidas. Rosnados, posturas de intimidação são os primeiros elementos de uma seqüência de agressão e serão tratados como tal pelo médico veterinário.

Lambidas
O seu cão se lambe por muito tempo, morde as unhas ou arranca os próprios pelos. Isso pode ser causado por problemas dermatológicos tendo como causa a ansiedade ou a ritualização das lambidas devido às coceiras.

Senilidade
O seu cão parece voltar à infância. Não obedece mais, suja-se e choraminga por nada. Não é efeito irremediável do envelhecimento. É preciso analisar a situação e tratá-lo.
Veja outros sinais aos quais você deve ficar alerta e procurar assistência médica imediata.

Anemia
É a diminuição da taxa de hemoglobina, pigmento carreador de oxigênio nos glóbulos vermelhos no sangue. Manifesta-se pela palidez das mucosas bucal, ocular e genital. Acompanham a falta de ar, cansaço, aceleração do ritmo cardíaco.

Icterícia ou amarelão
É a coloração amarela dos tecidos e das mucosas. A urina pode se tornar marron, as fezes, escurecidas.

Obesidade
Atinge inúmeros cães, mais freqüentemente os cães idosos, cadelas castradas, cães sedentários ou empanturrados de açúcar.

Ferimentos em geral
Queimaduras, fraturas, ingestão de corpo estranho, estado de choque, intoxicações e outras situações requerem atenção e cuidados imediatos. Nestes casos é imprescindível o exame de um médico veterinário.

Abatimento e cansaço
Mudança radical na atitude do cão. Fica prostrado, reage pouco ou nada aos estímulos habituais.

Polidpsia
Sensação anormal de sede constante.

Polifagia
É o aumento da ingestão de alimentos e pode levar à obesidade.

Tosse
É um sinal que indica irritação da traquéia ou dos brônquios.

Diarréia
As fezes podem estar muito líquidas, não formadas, com a presença de alimentos não digeridos.

Mau hálito
Podem ser causadas por doenças metabólicas como a uremia, em caso de insuficiência renal.

Vômitos
Os freqüentes e agudos são alarmantes e devem ser examinados imediatamente.

Precisa de ajuda?